“Mottainai” na gestão da rede.


No meu dia a dia a citação da palavra “Mottainai” ocorre sempre quando deixo a torneira um pouco mais aberta, se alguma embalagem é simplesmente jogada fora ou se deixo sobras de comida no prato, logo ouço: “mottainai”. No início ficava muito contrariado e me justificava dizendo que os recursos que gasto no reaproveitamento é maior do que o que foi desperdiçado.


Minha formação é ocidental, da era do descartável, acostumado a jogar fora o que não está sendo usado ou que foi parcialmente usado. Já minha esposa, de descendência oriental, o desperdiço deve ser evitado, não por economia, mas por respeito.


Ou seja, tudo que é desperdiçado ou subutilizado na cultura oriental é enquadrado no termo MOTTAINAI. Aproveitar bem os recursos, para essa cultura milenar, é demonstrar respeito e gratidão pelos benefícios, que esses itens trazem e aos que contribuíram para sua existência.


Mottainai na gestão de rede de TI.


Agora, transportando o mesmo conceito para a área de Telecom e TI, mottainai, é não aproveitar todo o potencial da infraestrutura e serviços instalados. Mottainai, é não controlar a utilização de cada elemento. Mottainai, também é, descartar estruturas existentes sendo que ainda poderiam, com alguns ajustes, serem utilizadas.

Por que isso acontece?

Essa não utilização de todo o potencial da rede, se dá pela lacuna existente entre a gestão lógica e a física. A topologia lógica, aqui referenciada, é a camada responsável pela transmissão dos dados de um dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física. É a abstração da Infraestrutura real. Já a topologia física representa infraestrutura real, como e onde os equipamentos e seus elementos estão conectados.

Apesar de se tratar da mesma infraestrutura de rede, a diferença na forma de gestão dessas partes é gritante. A camada lógica conta com ferramentas que automatizam processos e liberam os gestores para tarefas mais nobres. Já a camada física, conta somente com soluções caseiras, planilhas e controles manuais que frequentemente ficam desatualizados. Induzindo a subutilização dos recursos existentes e gerando gastos desnecessários; ou seja, Mottainai.

Como evito esse desperdício?

Automatizando a coleta de informação, mantendo os mapas físicos da rede sempre atualizados e ter ferramentas que detectam os eventos não aderentes ao bom funcionamento da camada física. Com informação, sempre atualizada e integrada ao ambiente operacional da gestão da rede, a maximização e economia das intervenções na infraestrutura é alcançado e o distanciamento entre a gestão física e logica é eliminado. Sem citar no aumento substancial da segurança da rede, já que o controle se estenderá até o seu extremo.

Agora pergunto: Sua empresa está aproveitando todo o potencial da sua infraestrutura? Ou está cometendo MOTTAINAI?


Entre entre contato para maiores detalhes pelo e-mail : cableware@cableware.com.br ou acesse : www.cableware.com.br


LINKS
Sobre

cableware@cableware.com.br

www.cableware.com.br

Tel: (11) 3853-4066

Rua João Pereira Pantaleão, 83, São Paulo, SP, Brasil

SOCIAL
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon