Por que a documentação do cabeamento de rede é importante?

Escrevi vários artigos sobre documentação de rede e automatização do processo de documentação - afinal, nossa empresa é especializada em desenvolvimento de soluções Cabling Management Software, ou seja, Software de gestão do cabeamento de TI.


No artigo de hoje, no entanto, a intensão é ajudá-lo a justificar para a alta gerência o quanto se faz necessário ter uma gestão de alto nível no dia a dia da operação.


Por onde começar? De vez em quando, as pessoas querem saber quem são nossos concorrentes nessa esfera. Acredite ou não, minha resposta quase sempre é: “nosso maior concorrente é a inação”!


Nenhuma solução de documentação do cabeamento de TI no mercado hoje pode se comparar à inação.


Por que isso? Parece haver uma conotação de que a documentação da rede não é tão importante ou apenas se atenha à diagramação no Visio ou a manter planilhas - e espero que elas estejam atualizadas.


Quando as pessoas pensam em documentação de rede, mapeamento de rede, diagrama de rede e ou outra designação, correlacionam isso com monitoramento e ou gerenciamento de rede. Essa é uma ladeira escorregadia, pois há uma grande diferença entre monitoramento de rede e documentação de rede.


Embora a maioria das organizações saibam que é importante manter a documentação de rede adequada, parece que os profissionais negligenciam essa atividade. Vamos enfrentá-lo: a documentação de TI desatualizada não ajuda muito contra uma interrupção ou prevenção.


Quando você sabe como os dispositivos de rede estão conectados, como foram configurados e onde estão localizados faz com que os custos de manutenção reduzam. Permite que os colaboradores encontrem e resolvam problemas mais rapidamente e, se a infraestrutura for descentralizada, os ganhos serão mais acentuados, pois evita os deslocamentos desnecessários. Além, de poupar tempo e dinheiro com a redução da inatividade dos usuários envolvidos. Está é a razão pelas quais a documentação de rede atualizada e confiável é tão importante.


Além de apenas garantir que o tempo de atividade seja otimizado, o tempo de inatividade seja minimizado e a solução de problemas sejam mais facilmente localizadas, a documentação de TI adequada oferece uma série de benefícios descritos abaixo.


Principais benefícios da documentação do cabeamento de TI.


Mitigação de riscos

A capacidade de dar acesso as informações sobre os sistemas e processos da organização é crítica para a continuidade dos negócios. Mesmo quando há perda de funcionários estratégicos ou especializados, a documentação da rede vai ajudar aos novos colaboradores a manter essa continuidade.

Como hoje a infraestrutura de rede é uma parte imprescindível na operacionalidade dos negócios, manter a documentação do cabeamento e dos serviços de TI, sempre refletindo a real condição da infraestrutura, é fundamental para reduzir possíveis riscos de inoperabilidade da rede ou de parte dela.


Compartilhamento de informações corporativas

O que acontece quando a equipe principal não está por perto? Se eles estão doentes, de férias ou pior, não estão mais com sua organização? A documentação de rede adequada permitirá que as organizações façam a transição de todo e qualquer conhecimento de TI para outros recursos internos ou fornecedores externos.


Conformidade de segurança


A documentação de rede adequada e atualizada significa que você está evitando pontos ativos e sem uso, controlando, fisicamente, o acesso a rede e um melhor aproveitamento da estrutura existente. É a garantia que sua rede está protegida e sendo usado em sua plenitude, de acordo com suas melhores práticas.


Otimização da utilização dos recursos e redução dos custos

.Com uma documentação confiável, as organizações podem encontrar os problemas mais rapidamente. Detectar ativos que estão sobrecarregados, subutilizados ou obsoletos e verificar quais áreas estão se aproximando da utilização máxima. Permitindo, assim, que a gerência se antecipe as necessidades de expansão, mudanças e atualização de equipamentos e meios de transmissão.

Resumindo, a documentação do cabeamento de TI adequada deve ser uma prioridade para todas as organizações, independentemente de serem pequenas ou grandes. Mitigação de risco, compartilhamento de informações importantes entre as partes interessadas, permanência em total conformidade com todos os regulamentos e protocolos relevantes, manutenção de custos e fornecendo relatórios e painel de acompanhamento sobre a disponibilidade da infraestrutura física, podem serem alcançados com a automatização da gestão do cabeamento (e, a adoção dessa solução acaba se pagando em muitas e muitas vezes). Para saber mais sobre como nossa solução, CWLan Innsaei, você pode acessar https://www.cableware.com.br -------------------- Boa documentação!

5 visualizações0 comentário