Rede WIFI vai acabar com a necessidade de redes de cabeamento estruturado?


Nas palestras e apresentações da nossa solução de Cabling management system, o CWLan, sempre surge uma indagação sobre a substituição do cabeamento pela tecnologia wifi. Percebi que essa dúvida é compartilhada por profissionais das mais diversas regiões do Brasil, então resolvi escrever esse pequeno post com a minha visão sobre o assunto.

Quero esclarecer que o descrito aqui é a minha opinião e não uma verdade incontestável, fique livre para contrapor.


A cada surgimento de uma nova tecnologia, que é cada vez mais intensa, os mais empolgados começam a decretar o fim de tudo existente, que essa tecnologia é verdadeiramente disruptiva, a palavra da moda. Mas na minha longa jornada e com a experiencia acumulada ao longo desses anos, não conheci nenhuma nova solução que mudou o cenário tecnológico instantaneamente. Todas necessitam um período de amadurecimento até se tornarem estáveis, economicamente viável e com alto grau de segurança. No caso da tecnologia de transmissão WIFI não é diferente.


Essa forma de transmissão surgiu em 1.997 através do IEE 802.11 e desembarcou no Brasil por volta de 2008, quando começou a aparecer os primeiros dispositivos.


De 2008 até meados de 2010 as redes profissionais começaram a utilizar essa tecnologia. No primeiro momento em locais mais isolados, depois de 2010, estruturas físicas de cabeamento começaram a serem substituídas por essa forma de conexão, sob o argumento do ganho de mobilidade. Os usuários poderiam se movimentar livremente em um determinado ambiente sem a necessidade de intervenção do corpo técnico.

Mas, afirmar que a tecnologia WIFI vai substituir toda a estrutura de cabeamento é um engano, elas se complementam e tornam a conectividade mais ágil e fácil para todos. Devemos lembrar que para o sinal chegar até um ponto de disseminação, antes ele precisa percorrer uma estrutura de cabos, “patchs panels”, patchs cords, switches e muitos outros componentes. Qualquer falha, nesse link, refletirá imediatamente no acesso e utilização dos usuários e colaboradores.


Portanto, ter um sistema CMS (cabling management system) para controlar os caminhos, conexões, portas, disponibilidade e localização dos elementos, agrega mais precisão, economia e melhor aproveitamento da estrutura de rede, independente da tecnologia usada para conectar usuários aos sistemas vitais da empresa.

LINKS
Sobre

cableware@cableware.com.br

www.cableware.com.br

Tel: (11) 3853-4066

Rua João Pereira Pantaleão, 83, São Paulo, SP, Brasil

SOCIAL
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon