Ressignificando a gestão do Cabeamento estruturado – Parte 1


Manter o mapa e a documentação do cabeamento estruturado, para agilizar a manutenção e maximizar os recursos da rede, é um processo inexistente nas empresas, a implantação desse processo é simples (porém não fácil).


Nos próximos posts vamos descrever como essa documentação começa a se degradar, as consequências e como revertemos e criamos um ciclo automático de atualização e os benefícios gerados.


Parte 1 - Começando nossa jornada vamos, antes, relembrar 3 fatores que determinaram o investimento em um sistema de cabeamento estruturado (SCE).


1. A primeira grande vantagem é a flexibilidade e a adaptação dessa metodologia a qualquer estrutura. Não importa o tamanho da rede, se é metálica, fibra ou ambas, se o ambiente é centralizado ou descentralizado. Ela é projetada para se manter muito estável, segura e expansível por muitos anos.


2. A segunda vantagem é o baixo custo de manutenção. Não existe ambiente empresarial estático, constantes mudanças se fazem necessárias para ajustar o ambiente a nova realidade. Mudanças de posição de funcionários, mudanças na estrutura organizacional, mudanças de tecnologia, ou seja, a única certeza que o gestor de rede tem, é que tudo pode mudar. Esses impactos são facilmente assimilados com pequenas e rápidas manobras nos painéis centrais de conexões, também conhecidos como distribuidores de comunicação.


3. A terceira vantagem é o rápido retorno sobre o investimento (ROI). Um sistema de cabeamento estruturado, bem desenhado e instalado, entrega para a empresa um baixo custo de manutenção, maximiza a disponibilidade e permite a aderência de novas tecnologias nos próximos 10 anos, resultando assim um ROI muito atrativo.


Existe muitas outras vantagens tangíveis e intangíveis para justificar a adoção dessa metodologia de organização da camada física, mas então, pense e tente responder “Por que essas vantagens desaparecem durante a sua utilização?” A Resposta pode começar a definir uma retomada do controle da camada física e de transporte da rede.

No próximo post vão falar da principal causa da perda dessas vantagens.

LINKS
Sobre

cableware@cableware.com.br

www.cableware.com.br

Tel: (11) 3853-4066

Rua João Pereira Pantaleão, 83, São Paulo, SP, Brasil

SOCIAL
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon